quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Novo Ano

Começou um novo ano (não que tenha começado agora, mas só agora é certo abordar o que ele traz de novo).
No final do ano anterior surgiram algumas novidades acerca daquilo que se ia desenhar em 2010.
Ali a Boboleta finalmente vai começar a trabalhar no que sempre quis. Aqui o José conseguiu chegar finalmente a uma Empresa de dimensão comsiderável.
Felizes? Claro que sim! Afinal estes acontecimentos podem ser o esboço de um grande projecto (ainda se escreve assim? não que seja importante já que para mim o português nunca será brasileiro façam as leis que fizerem) em comum.
Falemos então da tal Empresa de dimensão considerável e nome sugestivo onde se abriu uma porta para mim. Deixo-vos o logotipo e a promessa de não tecer qualquer tipo de consideração ao nome



Primeiro de tudo, impressionante, nas instalações, nos serviços, no acolhimento, em tudo. Os primeiros dias foram de formação em algumas matérias pertinentes (sim aqui gasta-se dinheiro com a formação dos trabalhadores!!! Talvez os senhores ex-donos de certas empresas que fecharam nos ultimos tempos pensem agora um bocadinho nisto) para uma melhor adaptação ao modelo de funcionamento da empresa. Pois, apanhei algumas grandes secas mas no final foi claramente positivo e uma mais-valia.

E eis que, após as formações iniciais (os senhores ex-donos de empresas falidas devem mesmo pensar nisto antes de voltarem a fazer estragos), começou o trabalho.
Para quem não sabe, sou Engenheiro Civil (sim, daqueles com curso em Universidade sem ser a Independente, por acaso é da UBI, com experiência profissional e com um cartão da OE) e fui contratado para integrar o virtuoso departamento de orçamentação da Empresa. Contratado, salvo seja, pois apenas tive direito a um estágio INOV JOVEM (estágio??? Mas eu não tinha já experiência profissional e uma Cédula Profissional da OE o que pressopõe não ser propriamente um estagiário??) que me permite andar por aqui um ano a aprender com os "grandes".
Mas voltando ao trabalho, comecei por ser o medidor de serviço dos projectos das Obras a que iriamos concorrer. Interessante, pensei eu, nunca tinha tido possibilidades de fazer tal coisa e era uma oportunidade de ganhar algumas rotinas (longe do pó das Obras). O tempo foi passando e hoje associado ao que já fazia, revejo todo o Projecto para a posterior elaboração da Lista de erros e Omissões, interessante, penso eu, mas só até certo ponto.
Senão vejamos, neste momento a grande vantagem deste emprego é andar longe do pó das Obras o que é importantissimo porque a ali a Boboleta detesta pensar sequer que eu vou chegar a casa cheio de pó (ela anda felicissima). Por outro lado já concluí algumas coisas importantes: Não vou fazer mais do que isto (tocar nos orçamentos e tal e aquelas coisas giras de elaborar propostas nem pensar); e pior, às vezes lembro-me de certas coisas que me obrigava a mim próprio a fazer quando noutras paragens liderava pessoas (e bem) e vejo que nem toda a gente tem essa capacidade nos genes... mas enfim... é o que temos. Até Desembro cá estarei. Até porque não me posso esquecer do que disse no inicio, cheguei finalmente a uma empresa de média dimensão e isso permite aprender umas coisas sobre funcionamento, gestão e modelo organizacional de uma empresa destas, o que no fim do ano se vai revelar uma mais valia, se tiver de aplicar estes conhecimentos numa daquelas empresas mais pequenas com grande potencial mas que lhe falta um bocadinho assim (e têm de ser abertas a novas ideias, bem diferentes de algumas que têm fechado)

Resumindo e concluindo, toda a gente deve passar por este tipo de empresas, mas é muito mais agradável trabalhar nas pequenas. De salientar que graças a este processo de apuramento de conhecimentos ainda não é 2010 o ano do casamento (com calma lá chegarei, pelo menos noiva já tenho)

Reparo agora que parece que o Abrunhosa tem um novo single (não vale a pena bater mais no "ceguinho" por causa da derrapagem no Ídolos) e está a entrar a alta rotação, pois hoje já ouvi a musica na Antena3 10 vezes e ainda só são 16:30, mais duas ou três vezes e sei a musica de cor.

Entretanto tenho aqui um bombom de coco para comer, parece-me ser permitido fazê-lo pela minha dermatite hepertiforme... por isso...ponto.

Isto é o Melhor de Nós

0 comentários: